Corrosão em materiais metálicos e não metálicos
Antonio Marcos, Marcos Pereira, Rafael Dias, Ricieli Colombo, Wagner Santos
Resumo
Os fenômenos químicos responsáveis pela degradação ou destruição dos materiais, são hoje em dia uma das grandes fontes poluidoras e de consumos dispensáveis danossa sociedade. A corrosão consiste na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos. Pode incidir em diversos tipos de materiais, sejam metálicos como os aços ou as ligas de cobreou não metálicos, como plásticos, cerâmico ou concreto. Quase todos os materiais são considerados termodinamicamente instáveis. Eles têm uma tendência natural para sofrerem destruição, devido à reação com o meio ambiente, para atingir um estado estável pela formação de um composto.À ênfase descrita será sobre a corrosão dos materiais metálicos e não metálicos, demonstrando maneiras de combate à corrosão nestes materiais.
Palavras-chave: corrosão; materiais; não-metálicos; metálicos; eletricidade.
1. INTRODUÇÃO
Num aspecto muito difundido e aceito universalmente, pode-se definir corrosão como a deterioração de um material, geralmente metálico, por ação química ou eletroquímica do meio ambiente, aliada ou não a esforços mecânicos. A deterioração causada pela interação físico-química entre o material e o seu meio operacional representa alterações prejudiciais indesejáveis, sofridas pelo material, tais como desgaste, variações químicas ou modificações estruturais, tornando- o inadequado para o uso (br.answers.yahoo, 1º dez/2012).
A corrosão é deterioração e perda de material devido à ação química ou eletroquímica do meio ambiente, aliado ou não a esforços mecânicos, sendo uma ligação química entre o agente corrosivo (ácido ou água). Os fenômenos químicos responsáveis pela degradação ou destruição dos materiais, são hoje em dia uma das grandes fontes poluidoras e de consumos dispensáveis