Preparo
Gerência de Química e Meio Ambiente
Ensino Médio de Integrado em Química
Jaísse Valente Cruz
MECANISMO DA CORROSÃO ELETROQUÍMICA E AÇÃO DE INIBIDORES
Prof.°: ROMILDO RAYME
MANAUS - AM
2012
1. INTRODUÇÃO
O termo “corrosão” é pode ser definido como a reação do metal com os elementos de seu meio, na qual o metal é convertido a um estado não metálico. Quando isto ocorre, o metal perde suas qualidades essenciais, tais como resistência mecânica, elasticidade, e ductiabilidade e o produto da corrosão formado é extremamente pobre em termo destas propriedades. Todos os metais na natureza, exceto ouro, platina,prata mercúrio e cobre, existem no estado combinado, ou seja, na forma de minerais (ou minério) que é termodinamicamente mais estável. A transformação do minério para um metal é realizado por processos que envolvem a introdução de energia, usualmente na forma de calor. Esta matéria é armazenada no metal, e ë perdida ou liberada quando é corroído. A quantidade de energia requerida para converter minérios em metais varia de metal para metal. Ela é relativamente alta para metais como magnésio e alumínio e baixa para metais como ouro e prata.
De um modo geral, a corrosão é um processo resultante da ação do meio sobre um determinado material, causando sua deterioração. A primeira associação que se faz é com a ferrugem, a camada de cor marrom-avermelhada que se forma em superfícies metálicas. Apesar da estreita relação com os metais, esse fenômeno ocorre em outros materiais, como concreto e polímeros orgânicos, entre outros. Sem que se perceba, processos corrosivos estão presentes direta ou indiretamente no nosso cotidiano, pois podem ocorrer em grades, automóveis, eletrodomésticos e instalações industriais.
Do ponto de vista econômico, os prejuízos causados atingem custos extremamente altos, resultando em consideráveis desperdícios de investimento; isto sem falar dos acidentes e perdas de