Corrosão do aço e do Betão contra corrosão
O betão armado é actualmente o material mais usado na construção de estruturas de edificações e grandes obras viárias como pontes, viadutos, passarelas, etc. Seu emprego é conhecido em todo o mundo. Seu uso é difundido pela facilidade de execução e adaptação as mais diferentes formas. No entanto a garantia de qualidade e segurança exigem uma série de cuidados desde a fase de projecto até a execução.
Um bom conhecimento das propriedades do material, dos fundamentos de projecto, das normas nacionais e internacional e da tecnologia de execução é necessário e indispensável para se obter estruturas de betão seguras e duráveis.
Na vida prática o contacto do betão com certos ácidos (como é o caso do ácido sulfúrico, hidroclorico, fosfórico e soluções orgânicas), pode causar danos bastantes prejudiciais na vida útil deste elemento, para evitar tal acontecimento há que tomar certas medidas que visam alterar o desempenho do betão quando exposto em ambientes que podem mantê-lo em contacto com estes ácidos. Tais medidas passam por utilização de aditivos que visam melhorar certas propriedades do betão, controlo de qualidade nas etapas de elaboração, dosagem mistura, transportação e colocação em obra.
2.0 - Betão
O betão é um material formado pela mistura de cimento, de agregados grossos e finos e de água, resultante do endurecimento da pasta de cimento. Para além destes componentes básicos, pode também conter adjuvantes e adições.
Além destes requisitos de composição, para que o material possa ser considerado betão é necessário que seja convenientemente colocado e compactado. Assim deve apresentar, depois da compactação, uma estrutura fechada, isto é, o teor em ar e volume não deve exceder 3% quando a máxima dimensão dos agregados é maior ou igual 16mm e 4% quando a máxima dimensão dos agregados é menor que 16mm. Este teor limite de ar não inclui ar introduzido nem os poros dos