Corros O
Corrosão é a transformação que um metal sofre por meio de processos eletroquímicos em reações de óxido-redução. A corrosão provoca danos em estruturas de edifícios, pontes, navios, carros, turbinas, bombas e outros produzidos por metais.
O ferro, por exemplo, oxida-se facilmente quando fica exposto ao ar úmido. As reações envolvidas são:
Como prevenir a corrosão?
Os métodos gerais de prevenção de corrosão mais aceites são: o uso de materiais de construção especiais resistentes à corrosão, a aplicação de barreiras inertes como a pintura, a utilização de métodos de proteção catódica ou anódica, bem como os ajustes no meio eletrólito ou corrosivos da química, a aplicação de inibidores específicos para controle de corrosão, além da aplicação de sistemas anti-corrosivos
Pintura de Navios
SHOP PRIMER: É a pintura realizada em chapas, tubos e etc., as quais serão estocados ao ar antes da instalação e montagem em plataformas, navios, etc. Esta pintura tem o objetivo de proteger as peças contra a corrosão até que as mesmas sejam utilizadas. Se o tempo de estocagem for longo, superior a 6 meses, deverá ser feito lixamento da peça para remover a tinta calcinada (porosa) e uma segunda demão do primer deverá ser aplicada para recompor a espessura de proteção. O Shop Primer não pode ter na sua composição um material que ao ser submetido a altas temperaturas (corte ou solda da peça) libere vapores tóxicos.
Carros & portoes
A corrosão dos metais, principalmente, o ferro está bastante presente em nosso dia-a-dia, isso pode ser notado ao nosso redor, nos automóveis, nas cadeiras metálicas, nos portões e em outras superfícies metálicas desprotegidas. Um método de proteção, que é bastante utilizado é a pintura. A tinta, no caso da pintura dos metais é uma película que fica entre a superfície do metais e o ambiente, evitando assim, que se forme uma pilha eletroquímica entre a superfície do metal e o ambiente.