O que a corros o nos a os
3024 palavras
13 páginas
O que é a corrosão nos aços? Num aspecto muito difundido e aceito universalmente podemos definir corrosão como a deterioração, por ação química ou eletroquímica do meio ambiente associada ou não à esforços mecânicos. A deterioração causada pela interação físico-química entre o material e seu meio operacional representa alterações prejudiciais indesejáveis sofridas pelo material, tais como desgaste, variações químicas ou modificações estruturais, tornando-o inadequado para o uso. Sendo a corrosão, em geral, um processo espontâneo, está constantemente transformando os materiais metálicos de modo que a durabilidade e desempenho dos mesmos deixam de satisfazer os fins a que se destinam. No seu todo este fenômeno assume uma importância transcendental na vida moderna, que não pode prescindir dos metais e suas ligas. A corrosão de equipamentos e estruturas ocorre a nossa volta diariamente e, sendo assim, é necessário que se tenha conhecimento do mecanismo desse processo destrutivo, para que se possa combatê-lo com eficiência. Este aspecto econômico é de grande importância porém, de maior relevância, é o risco a vidas humanas, oriundos de processos corrosivos. Vários acidentes causados por processos de corrosão, já foram registrados em viadutos, aeronaves, dutos enterrados, entre outros.
Quais os tipos mais comuns de corrosão nos aços
Corrosão uniforme: Ocorre quando toda superfície metálica, exposta ao meio corrosivo, sofre de maneira uniforme o mesmo desgaste, ou seja, a perda de espessura é praticamente igual em toda a região exposta ao processo corrosivo. Como exemplo, podemos citar o comportamento do aço carbono em meios ácidos diluídos e a oxidação em altas temperaturas, onde camadas sucessivas de metal são removidas permitindo que a superfície remanescente do metal continue com aspecto uniforme.
Corrosão localizada: Ocorre quando apenas uma região ou regiões isoladas são corroídas ou apresentam processo corrosivo diferenciado em