Corrida Com Barreiras C
BARREIRAS
As corridas com barreiras são provas extremamente técnicas, que exigem além de características de um corredor velocista, bons índices de flexibilidade, coordenação e disponibilidade motora, onde o principal objetivo do atleta é coordenar a corrida com a passagem das barreiras, tendo o mínimo de perda da velocidade no momento da passagem.
As
corridas com barreiras são constituídas das provas de 100 metros feminino, 110 metros masculino e 400 metros masculino e feminino.
DISTÂNCIA DASPROVAS
ALTURA DAS BARREIRAS MASCULINO FEMININO
110
1, 067 m
----------100
---------0, 840 m
400
0, 914 m 0, 762 m
Considerações sobre a barreira:
- a barreira deve ser feita de tal forma que
para derrubá-la seja necessário uma força equivalente a aproximadamente 4kg aplicada no centro da borda de cima da barra superior. Neste sentido, a barreira dispõe de contrapesos. A barreira deve ser ajustável quanto à altura exigida para cada prova. Observações:
-todas as corridas devem ser disputadas com
raias marcadas, devendo os competidores se manterem em suas raias durante todo o percurso; - a barreira deve ser “passada” e não
“saltada”.
Para fins didáticos a corrida com barreiras
pode ser dividida em 6 fases:
- partida;
- abordagem (ataque) da barreira;
- passagem sobre a barreira;
- apoio após a passagem;
- corrida entre as barreiras;
- corrida final para a chegada.
Partida
· Distância até a 1a. barreira – número de
passos são pré-definidos; são comuns 7 ou 8 passos até a 1ª. barreira.
· Posição dos apoios dos pés no bloco de partida: algumas vezes a posição empregada nas provas rasas não permite que o atleta atinja a 1ª. barreira com a perna preferencial de abordagem. Nesse caso, é mais aconselhável que se mude a posição dos pés no bloco ao invés de mudar a perna de abordagem.
Forma
prática de definir o posicionamento dos pés no bloco: se o atleta executa um número ímpar de passos para percorrer a distância do bloco à 1ª. barreira, ele