ATPS Paradigmas 1 1
Para entendermos a Linguagem de Programação observamos primeiramente a sintaxe, que é um conjunto de regras definidas pela forma de uma linguagem, estabelecidas com as suas estruturas básicas (palavras). A sintaxe de uma Linguagem de Programação é constituída por regras sintáticas.
As regras lexias são descritas como as combinações válidas dos caracteres formados através dos tokens da linguagem de programação, pois são as palavras reservadas, identificadas e operadas.
A regra sintática demonstra como os tokens são combinados para formar instruções válidas consolidando suas estruturas básicas. É como a linguagem de programação é estruturada para o perfeito entendimento do programa, dividido em formar expressões, formar as instruções e formar as unidades de programas.
A regra semântica descreve basicamente o significado de construções sintáticas validas. Uma Linguagem de Programação é escrita informalmente, utilizando-se linguagem natural (Inglês, Português, etc.).
A Semântica formal é objetivamente descrita para provar propriedades de linguagem de programação, construções semânticas e algoritmos.
A semântica operacional descreve como uma computação é processada aonde se faz o uso de uma máquina abstrata e de regras que descrevem as mudanças de estado associadas a cada comando.
A semântica denotacional objetiva-se em um programa através de objetos matemáticos como conjuntos, funções, valores e as relações entre estes.
E a semântica axiomática é baseada na metodologia de resultado lógico, descrevendo uma linguagem através de uma proposta evidente que não precisa ser demonstrada, usualmente utilizada para provar propriedades de algoritmos.
A legibilidade é definida através da facilidade ou dificuldade da capacidade de leitura e entendimento de um programa. Através dela, temos algumas características que resultam diretamente em sua qualidade:
A simplicidade global avalia componentes da linguagem e seus recursos afetando fortemente a legibilidade de uma