Trabalho Pra Amanha
A origem do Atletismo está relacionada com a própria origem do ser humano que, por necessidade, defesa ou até prazer, já corria, saltava ou lançava. Neste trabalho vão estar presentes os tipos de modalidades complementares ao atletismo e a sua forma de execução e o papel do atletismo nos jogos olímpicos.
Resumo
O atletismo e um conjunto de desportos constituído por três modalidades corrida, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com excepção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.
Desenvolvimento
O Atletismo é a forma mais antiga de um desporto organizado. Na realidade, trata-se de uma mistura de vários desportos, que engloba as corridas, os saltos e os lançamentos. É um esperte que vem dos tempos de outrora em que correr, saltar e lançar eram encarados como uma aprendizagem vital na caça e na guerra. Há indícios de que a origem do atletismo ocorreu por volta de 3 mil anos atrás no Egito Antigo, onde, corrida entre homens eram realizadas. O primeiro idealizador foi o romano Teodósio que nas civilizações primitivas, à extinção dos antigos jogos olímpicos, pelo imperador, no ano de 393 d.C.; o segundo foi o barão francês Pierre de Couber tin que fez com que renascesse os jogos olímpicos, em 1896, com o atletismo dos dias atuais.
Logo mais, na Ilha de Creta, na velha Grécia, eram realizados jogos periódicos que incluíam provas de velocidade, salto em distância, salto em altura e arremesso de objetos variados. Nos originários antigos jogos em Olímpia, os corredores usavam elmo e escudo. Nos primeiros jogos de que há registo efetuados na Grécia, em 776 a.C., existiu apenas uma prova, a corrida no estádio.
A forma moderna do Atletismo, da qual hoje apreciamos, começou a ser praticada no início do século 19, na Inglaterra. Foi de lá que muitas das modalidades existentes foram criadas.
Em meados da década de 1860, as universidades de Oxford e Cambridge começaram a