correspondência termo a termo
CENTRO DE EDUCAÇÃO
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Taís Tavares da Silva, Ana Paula dos Santos,
Kamila Késsia da Silva, Gleyce Ribeiro e Mayara Pinto.
CORRESPONDÊNCIA TERMO A TERMO E CONSERVAÇÃO DE QUANTIDADES.
Recife
2014
Embasamento Teórico
De acordo com Piaget a criança desenvolve seu conhecimento numérico a partir de três tipos de conhecimento, no caso o físico (abstração empírica) o social e o logico matemático (abstração construtivista). O conhecimento físico e social é parcialmente externa para do individuo. E a fonte do conhecimento logico matemático é interna.
Para que se tenha a construção do conceito de numero existem três elementos que são indispensáveis para esta compreensão, sendo eles respectivamente: correspondência termo a termo e conservação, classificação e inclusão hierárquica, sequenciação e seriação. Entre esses trabalharemos como foco principal a correspondência termo a termo e a conservação de quantidade.
A correspondência termo a termo consiste em: para cada elemento de uma coleção ha um elemento de outra, ela mostra a criança as primeiras noções de igualdade, permitindo que a mesma compreenda que ha o mesmo numero de fitas aqui e lá porque cada um tem seu par.
Exemplo de correspondência termo a termo:
Já a conservação de quantidade, seria o teste do conhecimento logico matemático da criança, e para que isso ocorra ela deve relacionar a abstração empírica que consiste em focar em uma determinada propriedade do objeto e ignora as outras, e a abstração reflexiva (construtivista) a criança faz relações mentais entre um ou mais objetos, como "o mesmo", "o semelhante", "diferente" e "dois", de modo que uma não existe sem a outra, assim desenvolvendo o conhecimento logico-matemático que terá como consequência a conservação , onde a quantidade de uma coleção permanece a mesma quando seu arranjo espacial e sua aparência empírica são alterados. Entretanto, nem sempre a criança