educaçao fisica
Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício
ISSN 1981-9900 versão eletrônica
P e r i ó d i c o d o I n s t i t u t o B r a s i l e i r o d e P e s q u i s a e E n si n o e m F i s i o l o g i a d o E x e r c í c i o w w w . i b p e f e x . c o m . b r / w w w . r b p f e x . c o m . b r
TREINAMENTO DE FORÇA COMO TERAPIA PARA ADOLESCENTES
DEPRESSIVOS E COM BAIXA AUTO-ESTIMA
RESISTENCE TRAINING AS THERAPY FOR TEENS WITH
DEPRESSIVE AND LOW SELF-ESTEEM
1
Kim Samuel Tavares ,
1
Francisco Navarro ,
2
Carlos Franzen
RESUMO
ABSTRACT
Os adolescentes nos dias de hoje estão cada vez mais precocemente assumindo o papel social de adultos. Por causa deste, os mesmos sofrem com a atuação de agentes estressores e por não saberem lidar com essas pressões acabam tendo uma queda na sua auto-estima, tornando-se depressivos. Trataremos aqui da questão da baixa auto-estima e da depressão em adolescentes nos aspectos comportamentais e maturacionais. Dentro deste contexto, é sugerida a idéia de que a partir do treinamento de força estes podem ser beneficiados com o aumento da sua autoestima e a redução de seus níveis de depressão, além de melhorar sua autoimagem. Os efeitos fisiológicos e alterações metabólicas observadas pelo treinamento de força promovem a melhoria da sua autoimagem e através deste, com uma boa autoestima, melhora sua qualidade biopsicosocial.
É observado que alguns adolescentes apresentam um comportamento agressivo e outros sofrem uma retração comportamental.
Deste modo o treinamento de força pode auxiliar-los a melhorar sua conduta e ao mesmo tempo reintegra-lo numa sociedade que lhe impõe que seu corpo é o símbolo de seu valor como pessoa, fortalecendo o seu sentimento de interesses, orgulho, segurança, dúvida, preocupação e inferioridade, de conformidade com o físico particular de cada um e sua forma de crescimento.
Nowadays teenagers have taken on the social role of adults earlier and