correntes da filosofia africana
Neste trabalho será desenvolvido as correntes da filosofia africana que na qual são: O pan-africanismo, a negritude, a filosofia da libertação e a etnofilosofia e será desenvolvido os nomes dos actores de cada corrente e os seus estudos objectivo, finalidade, origem e historia das correntes filosóficas.
As correntes da filosofia Africana são: o pan-africanismo, negritude, filosofia da libertação e aetnofilosofia.
Pan-africanismo
Pan-africanismo é um movimento polÃtico, filosófico e social que promove a defesa dos direitos do povo africano e da unidade do continente africano no âmbito de um único Estado soberano, para todos os africanos, tanto na Ãfrica como em diáspora. Normalmente se consideram Henry Sylvester Williams e o Dr. William EdwardBurghardt Du Bois como os pais da Pan-africanismo. No entanto, este movimento social, com várias vertentes, que têm uma história que remonta ao inÃcio do século XIX. O Pan-africanismo tem influenciado a Ãfrica a ponto de alterar radicalmente a sua paisagem polÃtica e ser decisiva para a independência dos paÃses africanos. Ainda assim, o movimento tem conseguido dois dos seus principais objectivos, a unidade espiritual e polÃtica da Ãfrica, sob o pretexto de um Estado único, e pela capacidade de criar condições de prosperidade para todos os africanos. Ãndice.
Origens do termo Pan-africanismo ou Pan-africanismo vem do grego, LAN (toda) e africanismo (referindo-se a elementos africanos). A origem do termo é inserido no corrente filosófica-polÃtica historicista do século XIX sobre o destino dos povos. E a necessidade de a unidade de grandes conjuntos culturais ou ânações naturaisâ a partir do expansionismo imperialista ocidental. à discutido se a autoria da expressão pertence a William Edward Burghardt Du Bois ou Henry Sylvester Williams.
Definição
Em meados do século XX o