Corrente funcionalista
Lasswell defendia a tese da " manipulaçao direta de sugestao social ao inves da alteraçao de outras condiçoes no ambiente ou organismo".Tendo como exemplo a aplicaçao de publicidade e propaganda mediante uma guerra, onde todo o contexto deve ser analisado e aplicado para manipular a massa em prol de um objetivo em comum: "vencer a guerra".No caso da propaganda de guerra, devem ser analisados: país produtor (publico alvo),países inimigos (concorrencia), países aliados (nao fazem parte do publico alvo porem concordam com os mesmos) , países neutros (nao tem opiniao definida),o rumo que a publicidade e propaganda deve seguir para ser aplicada com êxito. lazarsfeld e Merton tem como ponto alto a teoria que defente tres condiçoes em que ao menos duas delas devem ser aplicadas para obter sussesso na publicidade e propaganda,sao elas :
Monopolizaçao, podendo haver contraposiçao porem jamais oposiçao como por exemplo a propaganda de um notebook positivo q defende sua marca, destacando qualidades superiores as do concorrente porem nao denigre a imagem dos mesmos,nao se opõe a eles.
Canalizaçao, que se baseia no reforso dos interesses do seu publico alvo para obter sussesso. suplementaçao, se baseia nos contatos pessoais . como por exemplo os vendedores de rua que tem acesso direto ao publico alvo interagindo e expondo seus produtos diretamente,demonstrando seus beneficios e convencendo-o de seus beneficios, obtendo assim maior êxito.
Analizando ambas as teorias, logo conclui-se que ambas podem ser aplicadas com eficassia, Lasswell defende sua tese em manipular a massa para obter sussesso, ja Lazarsfeld e Merton tem sua tese em convencer o público alvo para obter sucesso, sendo assim é fundamental a analise das necessidades do publico alvo para desenvolver a melhor forma de aplicar a