Corrente eletrica
Um circuito elétrico é a ligação de elementos elétricos, tais como resistores, indutores, capacitores, diodos, linhas de transmissão, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, de modo que formem pelo menos um caminho fechado para a corrente elétrica. Um circuito elétrico simples, alimentado por pilhas, baterias ou tomadas, sempre apresenta uma fonte de energia elétrica, um aparelho elétrico, fios ou placas de ligação e um interruptor para ligar e desligar o aparelho. Estando ligado, o circuito elétrico está fechado e uma corrente elétrica passa por ele. Esta corrente pode produzir vários efeitos: Luz, movimentos, aquecimentos, sons, e etc. Circuitos elétricos são conjuntos formados por um gerador elétrico, um condutor em circuito fechado e um elemento capaz de utilizar a energia produzida pelo gerador.
• Circuito em Série: É o circuito onde todos os elementos se encontram interligados em série com a fonte de energia. No circuito em série a corrente elétrica é a mesma em todos os pontos do circuito e a tensão é dividida proporcionalmente.
• Circuitos em Paralelo: No circuito elétrico paralelo todos os elementos se encontram em paralelo com a fonte de energia. O circuito paralelo apresenta vários caminhos para a corrente. Em um circuito em paralelo a tensão é a mesma em todos os pontos do circuito. Porém a corrente varia de acordo com a resistência
Corrente Elétrica: é o fluxo orientado de elétrons através de um condutor, quando submetido a uma diferença de potencial. Entretanto, para que ocorra o movimento desses elétrons livres é necessário que exista ainda um circuito fechado. Dizemos, então, que a corrente é o fluxo de elétrons através do condutor. A corrente elétrica também é conhecida como amperagem. A corrente elétrica representada pela letra “I” é medida em ampères, cujo símbolo é a letra “A”.
Tensão Elétrica: também conhecida por Potencial elétrico, é a quantidade de cargas elétricas em um