Corrente El trica
Uma corrente elétrica nada mais é que um fluxo de elétrons (partículas que carregam energia) passando por um fio, algo como a água que circula dentro de uma mangueira. Se os elétrons se movimentam num único sentido, essa corrente é chamada de contínua. Se eles mudam de direção constantemente, estamos falando de uma corrente alternada.
Corrente alternada
Dependendo da forma como é gerada a corrente, esta é invertida periodicamente, ou seja, ora é positiva e ora é negativa, fazendo com que os elétrons executem um movimento de vai-e-vem.
Estas variações sucedem-se a uma determinada frequência que, no caso dos países europeus é de 50 vezes num segundo (50 Hz) e nos países americanos é de 60 vezes num segundo (60 Hz). Podemos encontrar este tipo de corrente nas nossas casas, nas centrais elétricas, nos alternadores dos automóveis, entre tantos outros.
TRANSFORMADORES
Os transformadores são dispositivos de corrente alternada e operam baseados nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday e da Lei de Lenz. Utilizados em diversas instalações elétricas, como também nas residências com o intuito de aumentar ou diminuir a voltagem que é fornecida pelas companhias fornecedoras de eletricidade, esses dispositivos são construídos por uma peça de ferro denominada de núcleo do transformador, no qual são enroladas duas bobinas: a primária, que é receptora da tensão que se deseja modificar; e a secundária, que tem como função transferir a tensão modificada.
A corrente alternada e o transformador elétrico
A corrente alternada é gerada obedecendo aos princípios da indução eletromagnética. Assim, seja em uma usina hidrelétrica ,termelétrica, nuclear ou em um aerogerador, um gerador elétrico , cujo eixo gira devido á movimentação de uma turbina acoplada a ele , converte energia mecânica em energia elétrica.