Aula 12 Corrente El trica
Setor de Ciências Exatas
Departamento de Física
Física Geral B – Prof. Dr. Ricardo Luiz Viana
Aula 12: Corrente elétrica
Georg Simon Ohm (* 16 Março 1789 em Erlangen, Alemanha; + 6 de julho de 1854 em Munich, Alemanha): estudou na Universidades de Erlangen, embora a maior parte da sua formação veio de forma auto-didática. Em 1817 ele começou a lecionar em uma escola de Koln, onde continuou seus estudos no bem-equipado laboratório de Física lá existente. A partir de 1825 ele começou a publicar suas descobertas no campo da eletricidade, incluindo sua bem-conhecida Lei para a resistência elétrica de um material, incluída no livro Die galvanische Kette, mathematisch bearbeitet (1827). Sua carreira foi muito instável, tendo passado de um emprego para outro, até se estabilizar por volta de 1833 na Universidade de Nuremberg e, finalmente, na Universidade de Munich.
Portadores de carga: negativos (Ex.: elétrons livres num metal) ou positivos (Ex.: íons positivos numa solução eletrolítica)
Corrente elétrica: movimento de portadores de carga tal que haja um fluxo líquido de carga através de uma superfície.
Intensidade de corrente: seja dq a carga elementar que passa pela superfície num intervalo de tempo elementar dt.
Se o fluxo de cargas q por um intervalo t é uniforme temos
Unidade no S.I.: [i] = [q]/[t] = C/s = Ampére (A)
Num intervalo de tempo finito t, a carga que atravessa a superfície é
Problema resolvido: Uma corrente uniforme de 5,0 A percorre um cabo elétrico durante 4,0 minutos. (a) Qual a carga que passa por uma superfície do cabo nesse intervalo? (b) Quantos portadores de carga passam pela superfície?
Solução: (a) Se a corrente i é uniforme temos
Q = i t = 5,0 x 4,0 x 60 = 1200 C.
(b) Sendo os portadores de carga elétrons temos Q = n e (e: carga do elétron) elétrons Problema proposto: Uma esfera condutora isolada tem um raio de 10 cm. Um fio transporta para dentro dela uma corrente de 1,000 002 0 A. Um