Atividade Fisica
Motriz, Rio Claro, v.16 n.4, p.1024-1032, out./dez. 2010
Artigo de Revisão
Atividade física e funcionalidade do idoso
Marcos Gonçalves Maciel
Escola de Educação Física, Fundação Helena Antipoff, Ibirité, MG, Brasil
Resumo: A adoção de um estilo de vida ativo proporciona diversos benefícios à saúde, uma vez que é considerado como um importante componente para a melhoria da qualidade de vida e da independência funcional do idoso. Porém, tão importante quanto investigar os benefícios biopsicossociais adquiridos pela prática da atividade física, é compreender os fatores associados que influenciam a sua adesão e manutenção. Sendo assim, a partir de uma revisão da literatura, o presente artigo tem como proposta discutir a relação entre adesão à prática da atividade física e a funcionalidade do idoso.
Palavras-chave: Idoso. Atividade Física. Funcionalidade.
Physical activity and function in elderly
Abstract: Adopting an active lifestyle provides many health benefits and is regarded as an important component to improving the quality of life and functional independence of the elderly. But as important as investigating the biopsychosocial benefits acquired by the practice of physical activity, is the understanding of associated factors that influence the adherence and maintenance. Thus, from a review of the literature, this article had the purpose to discuss the proposed adherence of the relationship between physical activity and of the elderly functionality.
Key Words: Elderly. Physical Activity. Functionality.
Introdução
O envelhecimento é um fenômeno complexo e variável, sendo o seu estudo realizado sob uma perspectiva interdisciplinar. Nahas (2006) define o envelhecimento como um processo gradual, universal e irreversível, provocando uma perda funcional progressiva no organismo. Esse processo é caracterizado por diversas alterações orgânicas, por exemplo, como a redução do equilíbrio e da mobilidade, das