Corrente El Trica
A eletrodinâmica é a parte da Física que estuda partículas elétricas em movimento, que, fluindo de maneira ordenada num condutor constituem uma corrente elétrica cuja descoberta provocou uma revolução tecnológica, com o advento da eletricidade.
As figuras abaixo mostram algumas das consequências da evolução da energia elétrica.
Para que um corpo seja condutor de eletricidade ele deve permitir que partículas eletrizadas (eletrons livres, íons positivos ou negativos,etc.) se movimentem em seu interior. Tipos de materiais condutores: Condutores metálicos –os portadores de carga elétrica que se movem no interior desses condutores são os elétrons livres (fracamente ligados ao núcleo atômico, que estão mais afastados deles).
Além disso, os metais oferecem grande mobilidade aos eletrons livres permitindo que eles se espalhem por todo o metal. Exemplos: cobre, ferro, chumbo, nquel, alumínio, prta, ouro, etc. Soluções eletrolíticas (condutores líquidos) – quem se desloca de maneira ordenada são os íons negativos e positivos (portadores de carga elétrica) que surgem da dissociação iônica de compostos ácidos, básicos ou salinos em
solventes. No exemplo abaixo, a corrente elétrica é constituida de íons positivos se movendo no sentido do eletrodo negativo (anodo) e íons negativos em sentido contrário, em direção ao eletrodo positivo (catodo). Condutores gasosos - Os gases, geralmente isolantes, podem ser ionizados na presença de um forte campo elétrico e formar suas partículas portadoras de cargas, os íons e elétrons. Quando ionizados, eles emitem luz.
Os relâmpagos obedecem basicamente a esse mesmo princípio. Corrente elétrica (i) Num fio metálico condutor, os elétrons livres não estão em repouso e seus movimentos são totalmente desordenados. Para orientá-los estabelece-se entre dois pontos desse condutor uma diferença de potencial (ddp), que origina um campo elétrico (), responsável pela