Corrente El Trica E Resist Ncia El Trica
Corrente Elétrica é a taxa de variação da carga em relação ao tempo e é medida em ampères (A).
Também definido como fluxo ordenado de cargas que passa dentro de uma carga.
Lei de Ohm
Os materiais em geral possuem o comportamento característico de resistirem ao fluxo de carga elétrica. Esta capacidade de resistir a corrente elétrica é conhecida por resistência.
A lei de Ohm estabelece que a tensão U em um resistor é diretamente proporcional à corrente i que flui através do resistor.
U – (ou diferença de potência) é a energia necessária para mover uma unidade de carga através de um elemento, é medida em volts (V).
Campo Elétrico É uma forma de explicar a influência ou a interferência da força eletroestática entre cargas. A força eletroestática exercida sobre uma das cargas deve-se portanto ao campo elétrico criado no local da carga considerada por outras cargas.
Definição de Campo Elétrico O campo elétrico E é definido, em qualquer ponto, em termos da força eletroestática F que seria exercida sobre uma carga teste positiva q0 , colocada naquele ponto:
𝐸 = 𝐹 /𝑞0 [N/C]
Linhas do Campo Elétrico As linhas do campo elétrico fornecem um meio de visualizamos a direção, o sentido e o módulo do campo elétrico. A separação das linhas do campo em qualquer região é proporcional ao módulo do campo elétrico naquela região. As linhas de campo se originam sobre cargas positivas e terminam sobre cargas negativas.
Campo Criado por uma carga Puntiforme O módulo do campo E criado por uma carga puntiforme q a uma distância r da carga vale:
𝐸 = 1 /4𝜋𝜖0 x 𝑞 / 𝑟 2
O campo elétrico E aponta radialmente para fora da carga puntiforme se ela for positiva e radialmente para dentro da carga puntiforme se ela for negativa.
Exemplo Qual deve ser o módulo de uma carga puntiforme escolhida de modo a criar um campo elétrico de 1,00 N/C em pontos a 1,00 m de distância?
RES = 𝐸 = 1/ 4𝜋𝜖0 * 𝑞/ 𝑟 2 𝑞 = 4𝜋𝜖0𝑟 2𝐸 = 1 8,99 × 109 1,00 2 1,00