Corpos D spares Obesidade
- Obesidade
Amanda Reblin, Jéssica Monteiro, Lícia Zóboli, Marcela
Pagani, Melina Dias e Naara Caon.
Introdução
Pesquisa acadêmica sobre a relação
obesidade e moda, abordando a grande dificuldade em ajustar a produção em série às necessidades de um corpo diferente dos padrões, aliando ainda aos conceitos fashion e aos desejos do consumidor. Os slides a seguir apresentarão conceito, citações de artigos e exemplos a cerca deste assunto.
Breve Histórico
Os artefatos arqueológicos encontrados na mesopotâmia, que possivelmente são da era paleozóica, nos levam a crer que a obesidade é o mais antigo distúrbio metabólico percebido. Neste período, o acúmulo de gordura caracterizava um sinal de saúde e fertilidade entre os indivíduos pré-históricos.
Vênus de Willendorf
Conceitos de Obesidade
“Obesidade representa o aumento da
adiposidade corpórea. É uma enfermidade crônica, que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura a um nível tal que a saúde esteja comprometida.” (Cuppari, Lilian 2005)
Segundo a nutricionista Brenda Reblin, para determinar o grau de obesidade do indivíduo deve-se levar em consideração idade, sexo, altura e rotina, porém, na maioria dos casos, pacientes com nível superior a 35% de gordura corpórea, são determinados obesos.
Conceitos de Obesidade
A obesidade é considerada um distúrbio
alimentar, uma doença multifatorial, possui diversas causas, dentre elas:
Fatores Nutricionais
Aspectos Genéticos
Aspectos Metabólicos
Fatores Psicossociais
Fatores Culturais
Formas clínicas de obesidade
Formas de obesidade de acordo com a distribuição de
gordura corpórea:
Obesidade Andróide: Também chamada de troncular ou cerebral, lembra o formato de uma maçã. Sua presença se relaciona ao alto risco cardiovascular;
Obesidade Ginóide: Caracteriza-se por um depósito aumentado de gordura nos quadris, comparada a uma pêra. Sua presença está relacionada com um risco maior de artroses e varizes.
Obesidade Generalizada: O acúmulo