Alzheimer Pdf
LITERACIA DOS FAMILIARES CUIDADORES DE PESSOAS
COM DOENÇA DE ALZHEIMER
Dissertação de Candidatura ao grau de Mestre em Ciências de Enfermagem submetida ao
Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto
Orientador – Professor Doutor Carlos Alberto da
Cruz Sequeira
Categoria – Prof. Coordenador
Afiliação - Escola Superior de Enfermagem do
Porto
2
Agradecimentos
Ao meu orientador, Senhor Professor Doutor Carlos Sequeira, pelo conhecimento, competência e disponibilidade durante todo este percurso.
A todos os docentes do XVIII Mestrado em Ciências de Enfermagem pelo conhecimento transmitido. Aos enfermeiros, colegas, que colaboraram, através da sua experiência profissional, na realização deste estudo.
Aos familiares de pessoas com doença de Alzheimer, que aceitaram participar no estudo.
Aos meus pais e ao meu irmão pelo constante apoio, especialmente nas horas de maiores dúvidas e dificuldades.
3
4
Resumo
A constatação de uma sociedade envelhecida associada a um aumento da prevalência de doenças crónicas que acarretam enormes custos numa época em que se verifica a necessidade de contenção das despesas públicas obriga a que se repense a situação dos familiares cuidadores de doentes particularmente no que diz respeito ao fenómeno, muito atual, da literacia em saúde. A observação dos efeitos, no mínimo, destabilizantes que a doença de Alzheimer acarreta, quer para os próprios doentes quer para as suas famílias, torna pertinente um trabalho de investigação neste mesmo âmbito.
Desta forma, o problema coloca-se no nível de conhecimentos que os familiares cuidadores de pessoas com doença de Alzheimer possuem relativamente à doença. E, daí, surge a questão: “Qual a literacia dos familiares cuidadores de pessoas com doença de Alzheimer, relativamente à doença?”.
A finalidade deste trabalho consiste em identificar as necessidades dos familiares cuidadores de pessoas com doença de Alzheimer em termos de literacia, e,