Mal de alzenir
Acadêmica: Taiane Brito do Nascimento
Introdução Neste trabalho iremos falar sobre o “mal de Alzheimer” é uma doença degenerativa do cérebro que afeta quase metade das pessoas acima de oitenta e cinco anos de idade e traz um grande prejuízo social e econômico. Falaremos também sobre a etiologia, diagnostico e tratamentos.
Doença de Alzheimer Aloysius Alzheimer (Marktbreit, 14 de junho de 1864 — Breslau, 19 de dezembro de 1915) foi um neurologista alemão conhecido sobre tudo por ter sido o primeiro autor a reconhecer a doença neurodegenerativa que hoje tem o seu nome (doença de Alzheimer ou mal de Alzheimer A Doença de Alzheimer é uma doença do cérebro, degenerativa, isto é, que produz atrofia progressiva, com início mais frequente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, que afeta as áreas da linguagem e produz alterações no comportamento.
Diagnóstico Uma das dificuldades em realizar um diagnóstico de Doença de Alzheimer é a aceitação da demência como consequência normal do envelhecimento. O diagnóstico de Doença de Alzheimer é feito através da exclusão de outras doenças que podem evoluir também com quadros demenciais. Por exemplo:
- Traumatismos cranianos
- Tumores cerebrais
- Acidentes Vasculares Cerebrais
- Arterioesclerose
- Intoxicações ou efeitos colaterais de medicamentos
- Intoxicação por drogas e álcool
- Depressão
- Hidrocefalia
- Hipovitaminoses
- Hipotireoidismo Para diagnosticar a doença, é necessário fazer o exame de tecido cerebral por meio de necropsia ou biópsia cerebral, um exame que pode acarretar complicações sérias. Por isso, o diagnóstico é clínico: vários testes são realizados para excluir os diversos tipos de demência para então poder concluir uma provável doença de Alzheimer. É claro que algumas vezes ocorre erro de diagnóstico, mas se a