Materiais Constr
O plástico é um material que na maioria das vezes é feito de derivados de petróleo ou de fontes renováveis como a cana de açúcar. Ele pode se dividir em termoplásticos e termofixos.
Os termoplásticos podem ser moldados pela ação da temperatura e da pressão, se tornando recicláveis. Já os termofixos não são recicláveis, já que há um impedimento de uma nova fusão em sua moldagem.
O PVC é o tipo de plástico mais usado na construção civil e no saneamento básico, que 64% tem o ciclo de vida entre 15 e 100 anos, de além de ser o que tem mais baixo custo dentre todos.
Os plásticos tem diversas vantagens, como a resistência à corrosão, baixa densidade, isolante térmico, baixo custo, facilidade de adaptação à produção em massa,durabilidade, entre outros. Porém tem diversas desvantagens também, como baixa resistência à tração, baixa resistência à impactos e temperaturas muito altas, dilatação elevada, rigidez, etc. Os plásticos podem ser usados em todas as etapas da construção, desde fundações até acabamentos. Podem substituir materiais como o vidro e a madeira, pelas suas características de baixo custo, peso, resistência mecânica e química. É utilizado em telhas, lentes, vedações anticorrosivas, revestimentos, isolamento acústico ou até mesmo em automóveis. O plástico, como dito anteriormente tem a grande vantagem da reciclagem e com isso, há a opção de transformar o plástico em outras coisas. Na reciclagem química há o desmonte do plástico, que as matérias-primas originais são extraídas e são novamente utilizadas na fabricação de diversos produtos.
Algumas portas e janelas de PVC tem uma fácil manutenção, não precisam receber pintura ou polimento. As telhas de PVC também tem fácil manutenção e não exige manutenção periódica, que pode ser limpa facilmente com água e sabão, além de poder ser 100% reciclada.