Materiais Para Constr
O termo Metalografia é bastante genérico, causando controvérsia quanto à sua definição. Uma tentativa é defini-lo como o estudo das características estruturais ou da constituição dos metais e suas ligas, para relacioná-los com suas propriedades físicas, químicas e mecânicas.
Para se conseguir essa relação entre estrutura observada ao olho nú, lupa ou microscópio com as propriedades mecânicas, deve-se seguir uma linha mais ou menos definida de procedimentos.
Para a realização da análise, o plano de interesse da amostra é cortado, lixado, polido e atacado com reagente químico, de modo a revelar as interfaces entre os diferentes constituintes que compõe o metal.
Este tipo de análise é realizado em microscópios específicos, conhecidos como microscópios metalográficos ou microscópios metalúrgicos. Este tipo de microscópio possui baixo campo focal, permitindo apenas a observação de superfícies perfeitamente planas e polidas. Em razão disto, a preparação metalográfica tem grande importância na qualidade de uma análise. Estes microscópios, em geral, possuem sistemas de fotografia integrados, que permitem o registro das análises realizadas.
MATERIAIS E METODOS:
Equipamentos Utilizados:
- Máquina Embutidor AROTEC EMB30;
- Máquina para Corte AROCOR 40 (AROTEC);
- Máquina para Lixamento Politriz/Lixadeira Metalográfica AROPOL 2V – Lixa D’água 220 (AROTEC);
- Máquina para Polimento Politriz/Lixadeira Metalográfica AROPOL 2V – Lixa 600 de feltro com pasta de diamante (AROTEC).
Características dos Materiais utilizados:
Material
Propriedades físico-químicas:
Baquelite –
RESINA EPÓXI AROTEC
- Estado físico: Pó
- Cor: Pigmento na cor Preta
- Odor: característico
- Temperaturas específicas ou faixas de temperaturas nas quais ocorrem mudanças de estado físico:
- Temperatura de fusão: 80 a. 130ºC
Desmoldante –
D30
AROTEC
-Líquido estável com odor característico
-Ponto de fulgor: N.A.