Demência mista
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA
SAÚDE MENTAL E ENVELHECIMENTO
DEMÊNCIA MISTA
Ana Paula Ferreira
Lídia Schinor Corrêa
São Carlos
2010
DEMÊNCIA MISTA
DEFINIÇÃO___________________________________________________________
A Demência Mista faz parte do grupo das demências irreversíveis juntamente com a Demência Vascular e com as demências degenerativas primárias, porém, com exceção da Demência Vascular, nenhuma das outras demências é comprovadamente passível de prevenção. (Fornari et al, 2010)
Neto et al (2005) definem a demência mista como uma entidade nosológica caracterizada pela ocorrência simultânea de eventos característicos de Doença de Alzheimer e Demência Vascular, sendo que o primeiro evento sofre uma piora abrupta acompanhada de sinais de Acidente Vascular Cerebral. Contudo Tierney et al (2001) apud Neto et al (2005) mostram que apesar dessas semelhanças, a demência mista compromete mais a função da região frontal executiva.
SINTOMAS____________________________________________________________
Fonseca et al (2008) mostram em um estudo feito com 198 pacientes acompanhados no Ambulatório de Neurologia Cognitiva do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Desses 198 pacientes, 135 tinha alguma demência diagnosticada, dos 135, 10,4% (14) tinham demência mista. Através desse estudo permitiu-se saber que o sintoma neuropsiquiátrico mais comum da demência mista era a apatia, seguida de idéias delirantes, alucinações, agitação, humor deprimido, irritabilidade, alteração no sono, desordem alimentar, ansiedade e pereambulação. Nesse estudo percebeu-se também, que quando comparados com os pacientes diagnosticados com doença de Alzheimer, os pacientes com demência mista apresentaram menor duração da doença, o que sugere que eles procuraram atendimento médico