ASS DIO MORAL NAS RELA ES DE TRABALHO
PRISCILA SANTANA SANTOS
ARACAJU – 2011
PRISCILA SANTANA SANTOS
“ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO”
Artigo apresentado a Profª Andréa Soraya Diniz, da disciplina de Legislação Social e Trabalhista, turno Noite, do curso de Ciências Contábeis.
FANESE - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe
Aracaju / 14 de Outubro de 2011.
“ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO”
1. Introdução.
Nas últimas décadas, a sociedade vem mostrando suas múltiplas formas de supremo desenvolvimento da humanidade. Mas, tudo se manifesta de várias formas e há relações que se destacam pela forma em que se fazem presente no ambiente. Assim é o Assédio Moral nas relações de trabalho, um problema que vem se desencadeando velozmente em nosso meio.
2. Desenvolvimento.
Segundo os conceitos da língua portuguesa, “Assédio” define-se em:
Comportamento desagradável ou incômodo a que alguém é sujeito repetidamente.
Conjunto de atos ou ditos, geralmente levados a cabo por alguém que se encontra em posição (hierárquica, social, económica, etc.) privilegiada.
O fato é que, seja qual for sua definição, o assédio moral é um problema que se propaga em toda e qualquer relação social, sendo mais comum em relações hierárquicas autoritárias.
O intuito dos gestos, palavras ou atitudes, é coagir a vítima de forma que atinja sua integridade física e até moral. A prática deste ato traz inúmeras consequências de ordem social, psíquica e emocional a quem sofre a injustiça. Em um grupo é natural que haja conflitos, comentários inoportunos relacionados a momentos de irritação e mau humor. No primeiro momento, os envolvidos não querem se demonstrar ofendidos, e consideram os maus tratos e as ofensas como um tipo de brincadeira. Porém, é a repetição dos manifestos que tornam os fenômenos