CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 5ª SEMESTRE
PROFESSOR: ANTONIO CARLOS GOUVEIA
DISCENTE: ANTÔNIA MARTA SOUZA DE JESUS ALMEIDA
CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO
SANTO AMARO / 2014
Antônia Marta Souza de Jesus Almeida
Corporeidade e Educação
Atividade apresentada como requisito parcial de avaliação da disciplina Corporeidade e Educação, sob a orientação do Professor Antônio Carlos Gouveia do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Salvador – UNIFACS.
Santo Amaro/Ba
2014
ATIVIDADE VIRTUAL
QUESTÃO 1 – Responda as questões a seguir considerando a relação entre corpo e sociedade e o que dizem Goldenberg e Ramos ( 2002, p. 20) “[...] imposições estéticas levam o indivíduo à compulsividade que, para ter um corpo perfeito, faz dele uma máquina onde vale qualquer preço para tentar chegar à boa forma, atendendo assim, aos anseios de seu meio ambiente social.”
a) De que forma a sociedade e a cultura podem influenciar e interferir na relação dos indivíduos com o seu corpo? (1,0 Pto)
b) Você acha que a escola pode interferir nessa relação? Justifique. (1,0 Pto)
a) A sociedade e a cultura influenciam e interfere em alguns pontos importantes quando abordamos a corporeidade, principalmente no que se refere à compreensão do corpo, mundo, sociedade, Educação Física. É muito importante estudar as alterações na corporeidade dos alunos pela prática da Educação física escolar orientada pelo professor. Tem como objetivo descobrir novas costumes construídos pelos alunos a partir da participação em atividades físicas regulares.. A função social da Educação Física na escola, ou a Educação física como aprendizagem social garante levar aos alunos essas atividades que move os corpo. A função social da Educação Física está na aprendizagem de temas relacionados ao movimento/ corporeidade, através de Jogos lúdicos. Conhecimentos estes produzidos