Corpo e Movimento
Cada etapa é fundamental para o avanço da seguinte; se a criança tem uma qualidade de movimentação permitida e estimulada adequadamente, ela se sente cada vez mais apta a avançar em suas habilidades e conquistas. É importante ressaltar a importância de não permitir (ou incentivar) que a criança pequena pule etapas em seu desenvolvimento!
Em cada etapa a criança aprimora aspectos motores, que terão repercussão em outros ganhos cognitivos, sociais e emocionais, que se não forem permitidos, ficarão perdidos. O que é conquistado em uma etapa, atinge a outra mesmo que não se tenha consciência disso.
Identificar e compreender como a aprendizagem na educação infantil pode ser estimulada através do lúdico, em cada fase de desenvolvimento. Sabemos que o corpo é composto e de matéria e alma e tem a necessidade da comunicação através dele, por isso se faz necessário que exista uma relação rápida do cérebro com o corpo para que possa desenvolver a atividade pela criança.
Com as etapas motoras, os conhecimentos vão se tornando cada vez mais complexos através de estímulos, seja ele motor, afetivo, sensorial ou psicológico. Neste sentido cabe ao educador sempre se situar dentro da fase que determinada criança vive naquele determinado momento. No geral, o comportamento das crianças, nas etapas motoras evoluem de maneira lógica e igualitária.
2- Relate as fases do desenvolvimento motor na Educação Infantil.
A primeira etapa é a do corpo vivido que compreende ao período sensório motor descrito por Piaget, seria a fase dos primeiros anos de vida (0 a 3 anos), nela a criança não tem consciência do eu confundindo-se com o espaço que vive. Com seu amadurecimento e suas experiências do cotidiano a criança passa aos poucos diferenciar-se de seu ambiente. A relação sujeito-objeto assume um papel oriundo no pensamento, exatamente porque ambos se