Corpo e envelhecimento
CORPO, ENVELHECIMENTO E FELICIDADE
Brasília
2012
Mirian Goldenberg
Mirian Goldenberg é Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Antropologia Cultural e do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS/UFRJ. É colunista do Caderno Equilíbrio da Folha de São Paulo. É professora convidada da Casa do Saber do Rio de Janeiro. Estuda desde 1988 o comportamento de homens e mulheres, com mais de 20 publicações sobre o assunto.
“Corpo, Envelhecimento e Felicidade”
Palestra ministrada por Mirian Goldenberg, no dia 19 de abril de 2012, na 1º Bienal do livro de Brasília, no espaço “Café Literário”.
Na palestra foi discutido o papel do corpo como uma importante forma de capital (físico, simbólico e social) na cultura brasileira. As mulheres se preocupam muito mais com a aparência do que com sua própria saúde. Uma pesquisa feita em 2008 constatou que foram feitas 629 mil cirurgias plásticas no Brasil, e 88% foram desse total foi de mulheres operadas. Destas, a maioria operou os seios. A palestrante fez uma pesquisa sobre as mulheres alemãs, constatando que elas são mais confortáveis com o envelhecimento, enfatizam a riqueza dessa fase em termos de realizações profissionais, intelectuais e afetivas. Aos 60 anos elas se sentem no auge da vida, entusiasmadas com projetos profissionais, viagens, programas culturais, independente de terem um companheiro ou não. Por outro lado, as brasileiras conquistaram e tiveram sua realização profissional, independência econômica, maior escolaridade e liberdade sexual, mas se mostram extremamente preocupadas com o excesso de peso, têm vergonha do corpo e medo da solidão. Por que essa diferença entre essas mulheres? Goldenberg dá uma dica para as mulheres a não se levarem tão a sério, não se preocuparem tanto com as