célula vegetal
Componentes característicos de uma célula vegetal:
- parede celular
- plastídios
- vacúolo (dentro da célula, envolto por uma membrana e preenchido por um liquido chamado de suco celular, composto por agua, íons mecânicos, açucares, ácidos orgânicos, aminoácidos).
Parede celular
A parede celular é composta 90% por polissacarídeos (celulose, hemicelulose e pectinas) e 10% por proteínas.
Esta localizada na membrana plasmática.
Funções:
- evita que as células entrem em colapso
- limita o tamanho do protoplasma
- atua como barreira de difusão
Na parede celular também podemos encontrar: substâncias adiposas (gordura que protegem e impermeabilizam a célula) e a lignina. Encontrada geralmente em células que tem função de suporte mecânico. Sua função é promover rigidez, impermeabilidade e resistência a ataques microbiológicos e mecânicos.
Plastídios
São responsáveis pela fotossíntese.
Funções:
- sítios da fotossíntese
- responsável pelas cores
- substancia de reserva
Os ruminantes são os únicos animais que digerem a celulose. Através da ruminação, a ligação dos carboidratos é quebrada. Dessa forma ocorre absorção e utilização de energia.
Os organismos que não digerem celulose não possuem enzimas capazes para essa digestão.
Adubação verde: O objetivo da adubação verde é melhorar a capacidade produtiva do solo. O solo recebe material orgânico não decomposto de plantas cultivadas exclusivamente para esse fim, que são manejadas antes de completarem o ciclo vegetativo. A adubação verde pode ser realizada com diversas espécies, porem, quando é feita com leguminosas se aproveitam inúmeras vantagens, dentre as quais se destaca a capacidade de fixar nitrogênio direto da atmosfera por simbiose.
A adubação verde restaura e intensifica um grande numero de processos de vida, deixando o solo mais fértil e mais saudável para a cultura seguinte.
Consórcio: Permite associar o plantio de diversas culturas (gramíneas e