Corpo humano
Dentre dos agravos respiratórios destacam-se a insuficiência respiratória, â Asma, Embolia pulmonar e Edema agudo de Pulmão.
Incidência de problemas respiratórios.
Principalmente em crianças e idosos. Segunda pesquisa do Departamento de poluição Atmosférica na FMUSP, nessa estação do ano â procura por pronto-socorro infantis aumenta cerca de 25% na município de São Paulo. Aponta ainda que nesse mesmo período a taxa mortalidade de idosos acima de 65 anos aumenta em torno de 12%.Em atenção às urgências, a insuficiência respiratória (IR) destaca se sua gravidade. Está relacionada à incapacidade do sistema respiratório em manter as trocas gasosas em níveis adequados.
Pode ser classificada em “aguda e crônica” Esta classificação é eminentemente clínica, baseada na maior ou menor rapidez em que surgem os sintomas e sinais clínic6s, acompanhados por alterações evidenciadas por meio de exames laboratoriais e outros métodos diagnósticos.
Em caso de diminuição da ventilação alveolar surge a hipoxernia,( Diminuição de oxigênio) Com o agravamento do quadro, a ventilação de uma área considerável do pulmão poderá entrar em colapso originando um verdadeiro" curto circuito" e retenção de CO2 caracterizando a hipercapnia.(Excesso de Dioxido de Carbono)
Para avaliar as condições de ventilação pulmonar do paciente utiliza-se 0 exame de gasometria, cuia variação da medida dos gases e outros parâmetros podem ser analisados no sangue arterial ou venoso.
Exame de gasometria
Parâmetros Valores de normalidade ph............ 7,35 a7,45
PaO2........ 80 - 90 mmHg
PaCO2....... 35 - 45 mmHg
Bicarbonato .,....,...... 27 - 26 mEq/L
Excesso de base ....... 2 a +2 mEqll
Saturação de 0xigenio .........