Corpo humano
DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 2
Coordenação: ALCIDES WAGNER SERPA GUARINO
GABARITO AP1 2010.1
1ª QUESTÃO
“Para Bourdieu(1975), a noção sobre o fazer científico de Kuhn é uma ficção interessada que habilita seus autores a apresentar uma representação do mundo social, neutro e eufêmico...Para revelar o que o discurso desinteressado da comunidade Kuhniana esconde, ele constrói o conceito de campo científico.”
Como Bourdieu sustenta seu ponto de vista? Explique o conceito de campo científico.
Consideramos respostas que estavam de acordo com a Aula 2 - Os fenômenos da
Natureza e a construção dos conhecimentos científicos:
Segue trecho que evidencia o ponto de vista de Bourdieu: O campo científico de Bourdieu é um espaço socialmente predeterminado, e não o resultado puro e simples da interação dos pesquisadores. O campo científico é um campo de lutas no qual agentes/cientistas buscam o monopólio da competência científica.
2ª QUESTÃO
“Os modos de produção de conhecimento sobre a Natureza e a saúde nos sistemas popular e científico são distintos, pois se baseiam em princípios que divergem sobretudo quanto ao modo de conceber a natureza.”
Por que o professor deve integrar os saberes popular e científico sobre a Natureza e a saúde em suas aulas?
Consideramos as respostas que estavam de acordo a Aula 4 - Saúde e ambiente nos saberes popular e científico:
Trecho da aula: “O conhecimento científico é instrumento de exercício de poder das classes dominantes dentro e fora da sala de aula. A democratização do conhecimento científico sobre a
Natureza pode contribuir para o processo de inclusão social desde que o professor integre os saberes popular e científico sobre a Natureza e a saúde em suas aulas. Essa integração contribui para o diálogo entre os dois sistemas de conhecimento por considerar que ambos produzem objetos de mesma natureza: híbridos de Natureza e cultura, que alteram as sociedades no seio