coriolano
Coriolano é uma tragédia de 1608 do dramaturgo inglês William Shakespeare, que seguiu a biografia de Plutarco de Queronéia, célebre autor de biografias de diversos gregos antigos. Caio Márcio fica conhecido como Coriolano após vencer uma batalha contra os volscos.
Essa peça conta a história do Coriolano que se passou na época onde estava acontecendo às primeiras manifestações do povo para tomar o poder ou ter uma representação no senado, eles conseguem os primeiros tribunos do povo, Coriolano e os patrícios não concordavam com isso.A trama se inicia com a volta de Coriolano da guerra vangloriado por sua mãe e mulher por possuir muitas cicatrizes adquiridas nas batalhas, logo ele seria levado ao consulado, mas antes teria que ter aprovação da plebe coisa que Coriolano odiava. Após ser levado ao consulado os tribunos atiçaram a plebe que mesmo depois de ser votado por eles exigiram que Coriolanofosse destituído do poder e condenado ao exilio. Coriolano com o desejo de vingança aliou-se ao seu maior inimigo que também é o maior inimigo de Roma, logo os volscos junto com o Coriolano começaram a destruir Roma não dando nenhuma chance de reação. A única salvação de Roma surge com a mãe de Coriolano que implorou a seu filho para que ele tenha compaixão com o povo de Roma. Coriolano atendeu ao pedido de sua mãe provocando a ira dos volscos que assassinam o Coriolano.
Essa peça destaca questões politicas que podem ser usadas nos dias atuais, quem queremos que nos represente? A população atual fica nesse dilema em dar toada razão ou razão nenhuma a sua governante, na época de eleição o político finge em ser o amigo do povo como Coriolano fez para ganhar voto dos plebeus, os tribunos que não estavam satisfeito com as atitudes de Coriolano por possuírem a credibilidade dos plebeus os influencio para que exigisse a destituição de Coriolano no consulado nos dias atuais os sindicatos fazem a mesma coisa promovendomanifestações.