Shakespeare – a invenção do humano
Localize no texto – parte 1:
1) Quantos Shakespeare existem?
Vários. O Shakespeare do século XX é diferente daquele do século XIX; o Shakespeare da década de 1970 é diferente do Shakespeare da década de 1960. E assim será enquanto houver civilização. E cada novo aspecto de Shakespeare será tão verdadeiro quanto qualquer um outro.
2) Qual era seu objetivo ao escrever peças?
É possível que o principal objetivo de Shakespeare na vida fosse receber o grau de cavalheiro e não ser um artista, que suas peças fossem meios para um fim. Shakespeare queria ter propriedades – terra e casas -, e isso quer dizer ganhar dinheiro. Escrever peças era basicamente um meio de ganhar dinheiro. O teatro era um meio tão bom de ganhar dinheiro como qualquer outro, se a pessoa tivesse recebido boa educação e um certo talento verbal. Shakespeare era este homem
3) Pensava em deixar obras para o futuro?
Seu olho nunca esteve na posteridade (exceto talvez em seus poemas); estava voltado para o presente. Shakespeare parecia ter pouco interesse em deixar uma versão exata de sua obra para o futuro desconhecido
4) Shakespeare escrevia primeiro, depois buscava o autor? Não. Para Shakespeare, Hamlet era um papel para Dick Burbage, e Toucghstone, um papel para Armim.
5) Porque as heroínas passaram a usar roupas de rapazes?
Porque suas heroínas eram rapazes e se sentiam mais confortáveis (provavelmente representavam melhor também) vestidas como rapazes.
6) A época permitia que as mulheres exercessem alguma atuação no teatro?
Não, nesta época não era permitido.
7) O cenário de Shakespeare. Descreva. Nenhum cenário, nenhum vestuário de época, nenhuma tentativa de convencer a platéia de que estava em Roma, Grécia ou na antiga Britânia.
8) Porque Shakespeare ficou revelado pelo cinema? Por causa de suas rápidas mudanças de cena e ação.
9) Qual a importância do som das palavras