Cores
A seleção do tipo de papel pode ter um grande impacto na reprodução de cores.
Alguns papéis são altamente absorventes e, assim, refletem cores opacas, enquanto outros possuem camadas criadas para permitir a reprodução de alta qualidade das cores impressas.
O custo: quanto maior a tiragem, maior o custo relativo do papel. Em pequenas tiragens, muitas vezes a diferença de preço compensa o uso de um papel mais caro. A disponibilidade no mercado: Muitas vezes, um papel mais diferenciado não é encontrável junto aos fornecedores.
As restrições técnicas: alguns processos não permitem o uso de determinados tipos de papel. Mesmo no caso do offset – processo que aceita praticamente todos os papéis – há diferenças de qualidade de acordo com as propriedades de cada tipo.
PESO: Normalmente, o peso varia de 50 a 350 gramas. Quanto maior a gramatura, mais grossa é a folha, maior peso terá o impresso, maior opacidade e maior o custo, já um papel de gramatura excessivamente baixa é bem mais barato, mas poderá fazer com que a publicação seja por demais maleável, comprometendo a apresentação e a futura conservação.
FORMATO: O formato bem definido resulta em aproveitamento de papel, o que pode proporcionar economia. Isto não só vale para custo, como para uma consciência ecológica. Nós devemos sempre nos informar com as gráficas em que imprimimos nossos materiais sobre os formatos de papéis possíveis para impressão, gastando menos papel, e claro, o orçamento fica mais acessível.
COR: A cor do papel pode influenciar na composição criativa das cores que você usa na sua arte. Geralmente, o papel escolhido é branco, ao passo que tons amarelados ou caramelados tendem a ser associados com baixa qualidade.
TEXTURA: A textura pode ser definida como o aspecto do papel (lisos, telados, etc.) ou quanto ao seu grau de rigidez.
papel off-set/chambril
Altamente absorvente, o que significa que imagens coloridas de alta definição