Ciências Sociais e Management
Ciências Sociais e Management1
Jean-François Chanlat
Professor titular de Administração na
Université de Paris V - Dauphine jean-francois.chanlat@dauphine.fr Nesta conferência retomarei determinadas reflexões sobre ciências sociais e
“management”.
Falarei, inicialmente, da minha postura como pesquisador, a título de introdução. Por que estou interessado na articulação entre ciências sociais e “management”? Porque tenho as duas fontes de formação: uma fonte em Administração, assim eu tenho uma cultura em Administração. Mas nesta área o que sempre me interessou foi o ser humano, pois as organizações são seres humanos em relação, não somente processos, técnicas. E vocês sabem que o problema é o ser humano, é mais fácil se lidar com a técnica do que com o ser humano. Por outro lado, também me formei em Sociologia e fui sociólogo em uma escola de Administração, responsável pelo ensino de Sociologia das Organizações, do comportamento, e pela publicação de um livro que no Brasil vocês conhecem: uma visão antropológica das organizações, a partir de dimensões esquecidas2 .
Atualmente, sou professor de Administração, esse é o meu título, na França, mas sou ainda um sociólogo. Fui um sociólogo em uma escola de gestão, agora estou em uma universidade de gestão como professor de gestão. Por que para mim é importante estar em uma faculdade de Administração? Porque a administração está atualmente no centro da dinâmica social. A empresa é um elemento central da dinâmica social contemporânea.
1
Palestra proferida na FEAD, em junho de 2006, tendo como eixo principal um livro do mesmo autor:
CHANLAT, J-F. “Ciências sociais e management: reconciliando o econômico e o social”. São Paulo: Atlas,
1999. Tradução da Dra. Patrícia Fulgêncio Gazzoli (Professora titular do Mestrado em Administração da
FEAD).
2
Trata-se do livro (em três volumes) “O indivíduo na organização: dimensões esquecidas”, coordenado por
Jean-François CHANLAT, São