coreografia
Este profissional exprime por meio da dança e de gestos corporais, seus sonhos e ideais, narrando suas histórias em conjunto com a música. Ele elabora movimentos em cena e desenvolve tanto musicais quanto representações coreográficas. A coreografia é o ofício de produzir sequências de movimentos que no final resultam em uma dança.
Normalmente o coreógrafo também atua como docente de dança, mas enquanto o orientador transmite a seus alunos distintas modalidades de danças já estabelecidas e conhecidas, o especialista em coreografia cria movimentos, renova o acervo de passos e gestos corporais. Posteriormente, o especialista os ensina aos interessados em aprender a dançar, mesclando movimentos antigos com outros que ele inventa.
O bom profissional deve ter excelente capacidade de memorização visual, o dom de obedecer a regras e normas, cadência rítmica e apurada suscetibilidade artística. Ele necessita de muita criatividade, para assim elaborar distintos meios de interpretar uma mesma coreografia, conforme os recursos técnicos disponíveis e a escolha do corpo de dança.
Não é fácil seguir esta profissão, pois o candidato necessita ter anos de aprendizado no campo da dança, trabalhar arduamente, dedicar-se integralmente a este ofício e ter o dom da criatividade. Portanto, tornar-se um coreógrafo demanda muito tempo. Por outro lado, os que seguem este caminho consideram a profissão altamente gratificante. Geralmente o profissional começa com pequenos espetáculos e, aos poucos, passa a desenvolver coreografias mais complexas.
O salário deste especialista varia de acordo com a vivência profissional e conforme o estilo do trabalho que será realizado. Muitas