TRABALHO FUNDAMENTOS DA COREOGRAFIA RESUMO I
863 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIROCENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS
CURSO DE BACHARELADO EM DANÇA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA COREOGRAFIA I
PROFESSOR: ANDRÉ MEYER
Antônio Jefferson da Costa Maciel
DRE: 113092740
RESUMO: O íntimo ato da coreografia
Capítulo: Frase
RIO DE JANEIRO
2015
O íntimo ato da coreografia
Capítulo: Frase
Lynne Anne Blom
L. Tarin Chaplin
Estrutura básica
Uma frase é a menor e mais simples unidade da forma, é pequena, mas completa na medida em que tem um começo, meio e fim. Toda frase, até mesmo a mais curta, contém essa estrutura básica; ela começa, vai a algum lugar ou faz alguma coisa, e chega a uma resolução. A frase é para a dança como uma sentença é para um livro. A sentença é constituída por palavras diferentes, já a frase é feito de movimentos individuais. Porém a frase não é uma simples acumulação de movimentos amarrados, ela é muito mais do que uma lista de palavras. Tanto frases na linguagem quanto frases em dança devem fazer sentido. Os movimentos devem compartilhar algum elemento comum de intenções. Assim uma frase tem forma e conteúdo. É um agrupamento de movimentos relacionados que têm sinestesicamente um anúncio lógico de intuição, e são conectados por uma criação cooperativa na unidade.
Em uma dança, as frases são agrupadas em: frases maiores, essas são construídas em sequências mais longas, formando seções. Muitas vezes um movimento notável é usado repetidamente, como um verso que se repete na poesia, ou como motivação para o desenvolvimento da frase. É neste contexto que são fraseados funções na construção de danças.
Ponto alto
O ato de aprender sobre uma frase é facilitado quando a ideia do ponto alto é introduzida, esse ponto alto imediatamente produz uma forma muito visível e é tantas vezes uma parte natural de uma frase. Definir um ponto alto é bastante imaturo, pois é uma ocorrência muito comum e facilmente notada, exemplo: jogar uma bola, o soprar ou estourar de uma