Coreografia para aparelho massa - Ginástica Rítmica
No ritmo, batemos a parte menor da massa no chão, com as pernas cruzadas. No lado esquerdo, esticamos os braços batendo as massas acima da cabeça. A perna esquerda afasta fazendo a abertura em uma única sincronia. Uma vez de cada lado, se junta às pernas e para na posição segurando a massa uma paralela a outra.
Girando as massas para se posicionar no primeiro círculo grande.
Andamos arrastando “quicando” as massas no chão formando um circulo menor, flexionando a perna direita e estendendo a esquerda. Elevamos a massa acima da cabeça cruzando o aparelho acima da cabeça.
Saímos do círculo arrastando as massas e espalhando na sala paramos e afastamos os braços abrindo em cruz. Girando os braços, formamos uma fila fazendo a polca.
Intercalando um para direita e outro para a esquerda, quicamos as massas e saímos na direção posicionada, para a formação de duas colunas. Lançando as massas atrás, apoiamos as massas à frente, no chão.
Girando as massas, cada coluna forma um circulo, ou seja, dois círculos serão formados. No ritmo, batemos a massa no chão, um de frente para o outro e de costas apoiamos a parte maior do aparelho no chão.
Rodando a massa na lateral, forma-se duas colunas novamente, um de frente para o outro. Abre à direita e troca-se um único aparelho com o outro no chão. Depois um devolve ao outro pelo ar, lançando pela direita.
Espalhamos pela quadra e girando a massa à frente do corpo, rodamos duas vezes à direita e outras duas à esquerda, repetindo por quatro vezes esse movimento.
Com os joelhos flexionados, batemos as massas em “X”, começando do joelho e terminando o movimento acima da cabeça com as massas paralelas uma à outra.
Os meninos no chão e as meninas em pé. Batendo as massas no ritmo.
Meninas puxam a fila, os meninos vão levantando e formam-se duas colunas, uma de menino outra de menina.
Rolamento para direita as duas filas.
Todos no círculo bem fechado, com as massas em cima unidas.
Círculo aberto com as meninas