coreia do sul
Sobre
a
Coreia do Sul
Nome: Andrew Santos
Professoras: Tania, Graça e Vanderlei
Turma: 210
Disciplina: His , Soc , Geo , Port , Ptl , lit e Ed.F
Data: 24/06/14
Bibliografia:
- http://www.mundoeducacao.com/geografia/coreia-sul.htm - http://pt.wikipedia.org/wiki/Coreia_do_Sul#Geografia
Introdução
A Coreia é uma das civilizações mais antigas do mundo. Já participou de diversos conflitos até sua independência. Hoje em dia é um dos Países mais desenvolvidos do mundo, principalmente por seu desenvolvimento tecnológico. Possui uma separação bastante militarizada em sua região de fronteira com seus irmãos da coreia do norte que vivem sob domínio de um ditador.
Desenvolvimento
Parte I – aspectos históricos
Através do tempo, a história da Coreia tem sido turbulenta com numerosas guerras, incluindo invasões tanto chinesas quanto japonesas. Desde o estabelecimento da república moderna em 1948, a Coreia do Sul debateu-se com sequelas de conflitos bélicos, como a Guerra da Coreia (1950-1953) e décadas de governos autoritários.
Antes da divisão
Acredita-se que os primeiros habitantes da Coreia chegaram há aproximadamente 500 mil anos. A antiga Coreia passou a albergar uma série de cidades-estado em constantes guerras, que apareciam e desapareciam constantemente. Contudo, três reinos, Baekje, Silla e Koguryo, se fortaleceram e dominaram a cena histórica da Coreia por mais de duzentos anos, no período conhecido como "os Três Reinos da Coreia". Em 676 d.C., Silla unificou com sucesso quase todo o território coreano, com exceção do reino de Balhae. O domínio destes reinos, sobretudo a Coreia e parte da Manchúria, deu origem ao período dos estados Norte e Sul .
O palácio de Gyeongbok é o maior dos cinco grandes palácios construídos durante a dinastia Joseon.
Em 918, o general Wang Geon fundou o reino de Goryeo (ou Koryŏ, de onde provém o nome Coreia). No século XIII, a invasão e dominação dos mongóis debilitou este reino.