Cordas vibrantes
Cordas Vibrantes
Experimento realizado no laboratório,
Com objetivo de observar o comportamento da cordas vibrantes
Sumário
Cordas Vibrantes 1 Cordas Vibrantes 2
Sumário 3
1.Introdução 4
2.Objetivo 5
3.Embasamento Teórico 5
4.Materiais Utilizados 7
5.Procedimentos 7
6.Bibliografia 7
1. Introdução
Os corpos possuem várias freqüências de ressonância, que podemos chamar de modos harmônicos. Produzindo-se uma perturbação em um dado local de uma corda esticada, essa perturbação irá se propagar por toda a corda em forma de onda. Quando esta onda atingir um dos extremos da corda esta será refletida, e assim sucessivamente. Assim se configura uma onda estacionária.
2. Objetivo O objetivo do experimento é estudar a ressonância de uma corda vibrante fixa pelas extremidades e verificar experimentalmente a fórmula de Lagrange.
3. Embasamento Teórico
Se você chacoalhar a extremidade de uma corda esticada e presa a uma parede, uma onda periódica se propagará ao longo dela, será refletida na extremidade lixa e retornará invertida, em relação à onda incidente. Se você continuar a vibrar a corda, existirão duas ondas se propagando ao longo da corda, indo uma de encontra a outra que irão interferir entre si. De modo geral, a onda resultante poderá ser uma onda qualquer, mas se você vibrar a extremidade da corda com determinadas freqüências, as duas ondas poderão interferir e dar origem a uma onda estacionária de grande amplitude. As freqüências com que as ondas estacionárias são produzidas são as freqüências naturais ou freqüências ressonantes da corda, e as diferentes ondas estacionárias que poderão se estabelecer nessa corda correspondem aos modos ressonantes de vibração. Em um instrumento musical de corda, por exemplo, a vibração da corda provoca o surgimento de uma onda sonora que se propaga pelo ar até atingir nossos