Cordados
Organismos com um Plano Corporal com SIMETRIA BILATERAL :As metades direita e esquerda do corpo são a imagem espelhada uma da outra.
Três características necessárias para um animal ser considerado cordado
-Notocorda:
-Tubo neural:
-Fendas branquiais:
Alimentação: em sua maioria, eles comem alimentos de tamanho maior, e para isso desenvolveram um sistema digestório mais complexo. A grande maioria dos vertebrados é carnívora, embora alguns se alimentem de vegetais, sementes ou frutas. Um certo número de vertebrados é onívoro (consomem tanto vegetais quanto alimentos de origem animal).
Reprodução: Os cordados aquáticos podem ter fecundação externa (a união das células sexuais ocorrem na água) ou interna (encontro dos gametas ocorre no interior do corpo da fêmea). Por outro lado, a fecundação dos vertebrados terrestres é sempre interna. Muitos são ovíparos; mas existem também espécies vivíparas, ou seja, os filhotes nascem após terem se desenvolvido totalmente no interior do organismo materno. Os cordados se reproduzem de forma sexuada. Embora existam algumas espécies hermafroditas, geralmente eles têm sexos separados em indivíduos machos e fêmeas.
Tipos de tecido: É a notorcoda (tecido conjutivo e em alguns caso depois se torna tecido ósseo).
Tipos de celulas:
Com ou sem Celoma?
Possuem uma cavidade interna repleta de fluidos, totalmente delimitada pela Mesoderme.
Animal acelomado (acima à esquerda) representado por um platelminte.
Animal pseudocelomado (à esquerda)representado por um nemátodo
Animal celomado (acima à direita) representado por um ser