Cordados
Aluno(a): Gabriella Ferreira e Natália Amaral.
N°: 12 e 26.
Matéria: Biologia.
Turma: 1002.
CORDADOS
Os cordados constituem um filo dentro do reino Animalia que inclui os vertebrados, os anfioxos e os tunicados. Os cordados compartilham características com muitos animais invertebrados quanto ao plano estrutural, tais como simetria bilateral, eixo anteroposterior, metamerismo e cefalização. Internamente os cordados são divididos em três subfilos: Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata.
Craniata: Os craniata, uma das três subdivisões dos Cordados, têm crânios distintos. Apresentam uma série de avanços com relação aos protocordados: massa encefálica protegida por uma caixa craniana e uma coluna segmentada em vértebras e possui aproximadamente 40.000 espécies vivas.
Cephalochordata: São animais pequenos, com forma aproximada a peixe que não têm cérebros, cabeças claramente definidas e órgãos sensoriais especializados. Estão representados por animais conhecidos por anfioxos, que compreendem cerca de trinta espécies, todas vivendo em ambiente marinho.
Urochordata: São animais sésseis que vivem presos a rochas ou outros substratos nos oceanos do mundo todo. Os animais desse subfilo apresentam o corpo revestido por uma túnica constituída por tunicina, substância semelhante à celulose.
Cordados formam um filo de seres vivos baseados em um plano corporal bilateral. O filo é definido por ter em algum momento de suas vidas as seguinte características:
Uma Corda dorsal, em outras palavras, é uma haste bastante rígida de cartilagem que se estende ao longo do interior do corpo.
Um Tubo neural. Nos peixes e outros vertebrados este tubo se desenvolve na Medula espinhal, é o tronco principal da comunicação do sistema nervoso.
Fendas na faringe. A faringe é a parte da garganta imediatamente atrás da boca. Em peixes as fendas são modificadas para formar a Brânquia.
A cauda muscular que se estende para trás logo após o ânus.