Cordados
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
ANA FLÁVIA BONACINA
ALOMA HANCKE
JAQUELINE BOHRER
CORDADOS
PROJETO DE PESQUISA
FRANCISCO BELTRÃO
2014
ANA FLÁVIA BONACINA
ALOMA HANCKE
JAQUELINE BOHRER
CORDADOS
Projeto de pesquisa para a disciplina de Introdução a Biologia, do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão
FRANCISCO BELTRÃO
2014
INTRODUÇÃO
Os cordados constituem um filo dentro do reino Animália, extremamente diversificado quanto ao tamanho e características gerais de seus representantes. Os organismos que constituem este filo são diversos, portanto o agrupamento destes constitui-se principalmente em aspectos do desenvolvimento embrionário, pois é na fase da nêurula que exibem a mesma organização do corpo, sendo possível identificar as quatro estruturas que caracterizam o filo: a notocorda, as fendas branquiais, o tubo nervoso dorsal e a calda pós-anal.
Todas estas características não são continuamente visíveis nos organismos, mas fazem-se presentes em algum momento do seu desenvolvimento. Estes seres vivos são classificados em três subfilos: Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata, os quais estão subdivididos em classes.
Os cordados abrangem milhares de espécies de seres vivos existentes na biosfera, o que justifica a biodiversidade fascinante de seres que constituem o ecossistema diversificado e em evolução que nos encontramos.
CORDADOS
Os Cordados, do latim chordata, é um filo assim como os demais, de grande importância dentro do Reino Animal, porém os mais evoluídos. A este grupo pertencem os animais vertebrados e alguns invertebrados. Acredita-se que surgiram a partir de um ancestral deuterostômio semelhante aos equinodermos atuais.
CARACTERÍSTICAS
CARACTERÍSTICAS GERAIS
São animais triblásticos, cujo desenvolvimento embrionário está baseado em três folhetos ou tecidos embrionários: ectoderma,