Coração de Líder - a Essência do Líder-Coach
*Por MARCO FABOSSI
Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, onde estar empregado já não é mais sinônimo de segurança e estabilidade, percebemos que sem uma liderança efetiva, muitos profissionais são tomados pelo medo e desequilíbrio, culminando em equipes frágeis e organizações sem sustentabilidade.
E ainda que estas organizações priorizem seu capital humano, e estejam interessadas no bem-estar de seus colaboradores e engajadas em ajudá-los a encontrar sentido no que fazem, sem líderes que ajam com o Coração de Líder, que valorizem o ser humano, que percebam o potencial de seus liderados e reconheçam o seu papel no desenvolvimento deles, nada mudará.
A despeito das muitas dúvidas sobre o tema liderança, o principal motivo que torna este assunto cada vez mais importante é a constatação de que o mundo sofre com a falta de verdadeiros líderes. Líderes engajados na busca de melhores resultados, mas que se interessem pelo ser humano, que se empenhem em cultivar o futuro por meio da formação de novos líderes e que façam das organizações um lugar de aprendizado e desenvolvimento, independentemente das técnicas, métodos, estilos ou modelos de liderança que adotem.
Nossas organizações estão repletas de gestores altamente capacitados, dotados de enorme competência técnica e gerencial; homens e mulheres preparados para um mercado cada vez mais globalizado, complexo e competitivo, mas tão profundamente dedicados aos negócios e seus resultados que terminam por negligenciar as pessoas, causando angústia, frustração, falta de credibilidade e decepção, em todos os níveis das organizações, e com ao sério agravante de não serem capazes de criar futuro. Mais que gestores, as organizações precisam de homens e mulheres que ajam com o Coração de Líder; líderes que enxergam e aceitam as pessoas como elas são, tratando-as com respeito e dignidade,