Coraçao valente
diretor- Mel Gibson
Nome: Mel Columcille Gerard Gibson
Data de Nascimento: 03 de janeiro de 1956
Local de Nascimento: Peekskill - Nova York - EUA
Alguns fatos de sua vida:
Apesar de ter sido apresentado no início de carreira como um ator australiano, Gibson nasceu em Peekskill (Estado de Nova York) e mudou-se para Sydney com 12 anos. Seus pais tiveram 11 filhos. "Precisávamos marcar hora para encontrá-los", diz. Estudou no Instituto de Arte Dramática dessa cidade e, após adquirir experiência em montagens teatrais de clássicos ingleses, estreou no cinema em "Verão de Fogo" (78). Apesar de ruim, o filme serviu para que George Miller notasse Gibson e o convidasse para estrelar "Mad Max" (79).
Consagrado na Austrália, tentou a sorte nos EUA, mas inicialmente não obteve muito sucesso. Retornou à Austrália, fez "Mad Max III - Além da Cúpula do Trovão" (85) e afastou-se das telas durante dois anos. Nesse período, viveu em seu rancho perto de Sydney com a mulher, Robyn Moore, e os cinco filhos - o sexto só nasceria em 1985.
Voltou à ativa a Hollywood para interpretar Martin Riggs, o policial explosivo de "Máquina Mortífera" (87), que fez dele um astro internacional. Em 1993, dirigiu seu primeiro filme, "O Homem Sem Face", e em 1995 foi considerado, em pesquisa da revista "Hollywood Reporter", um dos cinco atores mais poderosos da indústria cinematográfica.
Gibson faz a dublagem do capitão John Smith no desenho "Pocahontas" (95), dos estúdios Disney ("uma ótima oportunidade para exercitar a criatividade utilizando apenas a voz", segundo ele). E, no mesmo ano, interpretou William Wallace, um dos maiores líderes da história da Escócia, em "Braveheart", dirigido e produzido por ele. O filme custou US$ 50 milhões, o mais caro da história a ter um ator que acumula a direção, obteve 10 indicações ao Oscar, dos quais levou 5 estatuetas, entre elas a de melhor filme e melhor diretor.. Em 1998 interpretou novamente o policial