Coraçao valente
São Paulo, 24 de setembro de 2012
Patrick Bazi Barone n°24 1ª série D
Trabalho de História
Coração Valente e a Alta Idade Média
3° Bimestre – 2012 • Sinopse
O filme conta a história de William Wallace, um servo que busca vingança do assassinato de sua mulher e luta liberdade de seu país, a Escócia do século XIII. Coração Valente abrange as lendas de Wallace que inspirou os cidadãos comuns a lutarem contra os ingleses para o fim do regime servil.
• Análise do filme: ▪ Comparação com a Idade Média
O começo do filme apresenta uma sociedade medieval organizada em feudos. As terras eram como o manso comum, onde a produção lá realizada poderia ser propriedade de qualquer um.
Com a formação de uma sociedade agrária (devido ao processo de ruralização), a forma de economia na época, os servos se reorganizam em torno dos castelos, a casa forte, onde havia a relação entre a suserania e a vassalagem. Nessa relação, o suserano (Sr. Feudal) em troca de terra e segurança, esperava do vassalo fidelidade e trabalho, e com isso há uma mudança na forma de produção, o manso servil, parte do que produziam nas terras doadas iam para o senhor feudal.
Apresenta a democracia popular, em que o povo era fonte originária do poder político. O poder estava distribuído entre os monarcas, as igrejas e os nobres, deixando o povo em último plano.
As leis que eram impostas aos camponeses estavam nas mãos de senhores feudais e cavaleiros. Há também relação de comitatos, que origina a cavalaria medieval, e mostra a relação das trocas de favores entre o chefe guerreiro e os seus guerreiros, baseado na confiança.
O filme também aborda a organização da vila, onde cada um tinha uma função em particular. Ocorre uma revolta contra os nobres para a liberdade dos ex – escravos, os colonos. Assim ressalta o