Coração valente
Título original ▬Brave Heart
Gênero ▬Épico
Estúdio ▬ 20th Century Fox / Paramount Pictures / Icon Entertainment International
Direção ▬ Mel Gibson
Sinopse:
A Escócia, no século XIII, é uma província inglesa. Os escoceses não se conformam com essa submissão e vivem promovendo constantes revoltas. Numa delas, o pai do menino William Wallace é morto. O garoto passa a ser criado pelo tio, um pequeno lorde que vive na França. Wallace, adulto, volta á Escócia e reencontra Murron (Míriam), seu amor de infância. Casa-se com ela em segredo para evitar que o xerife do condado passe com ela a Primeira Noite, como era costume nos feudos ingleses da época. Depois, soldados ingleses matam Murron, o que leva Wallace a liderar um ataque contra os ingleses. A partir daí ele assume a liderança da luta e torna-se um herói e um mito.
***
William Wallace é, provavelmente, o herói mais respeitado pelos escoceses. Equivale, em importância histórica a Rodrigo de Bivar, o El Cid dos espanhóis, à Viriato para os portugueses e Tiradentes para os brasileiros. Acima de tudo, ele é reverenciado como o grande mártir da liberdade da pátria escocesa.
Ele nasceu em Elderlie, uma pequena aldeia na Paróquia de Paisley. Seu pai, que não era nobre, era vassalo do lorde Stewart da Escócia, uma espécie de ministro nomeado pelo rei inglês para governar a província escocesa.
Embora não fosse de família nobre, Wallace recebeu uma boa educação. Sabe-se que falava fluentemente latim e francês, línguas nobres na época. Também tinha parentes na Igreja, na pessoa de dois tios sacerdotes, os quais, provavelmente, o tenham educado.
Murron, a sua amada, chamava-se na vida real, Marian Braidfoot. Por volta do ano 1297 ela foi assassinada pelos soldados do xerife inglês de Lanark, William de Hazelrig. No filme Coração Valente, o assassinato ocorre em consequência de uma briga entre Wallace e alguns soldados ingleses, que supostamente, queriam estuprá-la. Wallace, para defendê-la,