Modelo de entidade relação er
Relação, ou abreviadamente E-R), é acompanhado de uma técnica de representação gráfica que auxilia vivamente a visualização das relações entre as entidades e por isso mesmo se aproxima do modelo teórico relacional, mas também facilmente convertível no modelo de rede, sendo contudo muito adoptado na análise e concepção de sistemas acentes no modelo relacional com o desenvolvimento sobre Base de Dados.
Os conceitos principais da aproximação E-R, são: Entidade, Atributo e Relação.
Noções de Entidade, Atributo e Relação
Seja qual for o modelo ou sistema com que se vá trabalhar, há uma fase anterior à criação e utilização de uma base de dados que é a sua concepção. Trata-se de transpor os dados reais para o nível conceptual, que permita o manuseamento informático. Quando se pretende construir uma base para dar resposta a uma determinada situação, é necessário começar por identificar quis os objectos que são relevantes, as suas características ou propriedades. A estes objectos que pretendemos representar, na teoria de bases de dados, designam-se por entidades.
Uma ENTIDADE pode definir-se como um conjunto de objectos do mesmo tipo
(pessoas, lugares, objectos, acontecimentos ou conceitos) acerca dos quis se pretende recolher e guardar informação.
Ao recolher e guardar informação acerca de uma qualquer entidade, podemos ter essa informação organizada por categorias ou itens, a que se designa por atributos.
Os ATRIBUTOS são os diferentes elementos ou itens de informação que caracterizam uma entidade, na prática, os atributos de uma entidade vão dar origem aos campos de um ficheiro/tabela da base de dados.
Vejamos alguns exemplos de entidades e possíveis atributos (campos):
Entidades :livros,clientes,alunos,curso