Banco de dados
Evelin Carvalho Freire de Amorim 16 de março de 2012
Esta aula introduz projeto de Banco de Dados através de uma técnica tradicional e popular chamada de modelo entidade-relacionamento(ER),o qual é um modelo gráco com caixas e setas representando os elementos dos dados e suas conexões. A Figura 1 mostra um processo de como o modelo ER é utilizado em um projeto de Banco de Dados.
Figura 1: A modelagem do banco de dados e o processo de implementação
1
Elementos do Modelo ER
No modelo ER, a estrutura de dado é representada gracamente, como um diagrama entidade-relacionamento , usando os três principais elementos: 1. Conjunto de Entidades, 2. Atributos e 3. Relacionamentos.
1.1
Conjunto de Entidades
Uma entidade é um objeto abstrato de algum tipo e coleção de entidades parecidas formam um conjunto de entidades.
A diferença entre uma entidade no modelo ER e no modelo OO é que no primeiro não existe operação nos dados. Portanto o modelo ER é um conceito estático. Vamos considerar agora um exemplo de um banco de dados de lmes (alguém conhece o imdb?). Cada lme é uma entidade e o conjunto de todos os lmes constitui um conjunto de entidades. Da mesma forma, os atores são entidades e conjunto de atores são um conjunto de entidades.
1.2
Atributos
Um conjunto de entidades tem associado atributos os quais são propriedades de entidades que pertencem aquele conjunto.
Quais atributos o conjunto
Filmes
do nosso banco de dados exemplo teria?
1
1.3
Relacionamentos
Relacionamentos são conexões entre um ou mais conjunto de entidades.
Veja a diferença entre relacionamentos e atributos, o primeiro é entre entidades e o segundo são características de apenas UM conjunto de entidades. poderia ser entidade
s
atuar-em.
Por exemplo, a relação entre
Veja que a intenção é que o uma entidade lme
pela relação
atuar-em
se
s
aparece no lme