muscular
Trabalho de: Sistema muscular
Londrina
2014
Lucas Gabriel Capelari
Sistema muscular
Trabalho apresentado à disciplina de CM1 do curso de Enfermagem, ministrado pela Prof.ª Paula Godeny, da Faculdade Pitágoras.
Londrina
2014
Tecido Muscular
O tecido muscular é responsável pelos movimentos corporais. Existem três tipos de músculos no corpo humano: músculo estriado esquelético, músculo estriado cardíaco e músculo liso (JUNQUEIRA, CARNEIRO, 1999).
O músculo estriado esquelético é responsável pelos movimentos voluntários, tem contração forte e rápida. Exemplos desse tipo de músculo são o bíceps braquial, no braço, e o trapézio, localizado na região da coluna. O músculo estriado cardíaco está presente no coração e tem contração contínua e involuntária, para realizar o bombeamento do sangue. O músculo liso não apresenta estrias e caracteriza-se por contrações lentas e involuntárias, sujeitas à ação do sistema nervoso autônomo (JUNQUEIRA, CARNEIRO, 1999).
Os músculos estriados esqueléticos representam cerca de 40 a 50% do peso corporal total. É formado por feixes de células cilíndricas longas e multinucleadas, com estriações transversais.
Sua contração é rápida, vigorosa e está sujeita ao controle voluntário. Trata-se de estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Os músculos transformam energia química em energia mecânica (JUNQUEIRA, CARNEIRO, 1999).
Os músculos estriados esqueléticos apresentam as seguintes estruturas:
a) Ventre muscular: porção contrátil do músculo. É formado por fibras musculares e constituem o corpo do músculo (figura 11).
b) Tendão: formado por tecido conjuntivo, com grande quantidade de fibras colágenas. Tem a função de fixar o ventre muscular em ossos, no tecido subcutâneo e em